top of page

Montanhas arco-íris ?!

Olá a todos! Hoje a Typhi trousse-nos mais uma mega curiosidade, algo bastante diferente e bem, resumindo, uma maravilha mineral. Curiosos? Querem ver o que é ? Então continuem a ler!

Imagem retirada do site Metamorfose Digital (AQUI )

Na província de Gansu, na região centro norte da China, é o lar de uma paisagem deveras espectacular. As cores estriadas do Parque Geológico de Zhangye Danxia elevam-se de ravinas e desfiladeiro rochosos, e listas perfeitas de vermelho, laranjas, brancas, amarelas e castanhos terrosos, formam picos escarpados que cobrem mais de 500 kilómetros quadrados.

Imagem retirada do site TV Largatixa (AQUI )

Estas listas horizontais são provocadas pela aglomeração de várias camadas de arenito e outros minerais.

Contudo, só nos é possível visualizar todas as camadas devido à actividade tectónica, que ao longo dos anos foi empurrando a crusta terrestre e a rocha para cima, expondo as diferentes secções sedimentares sob a forma de assombrosas "faixas do arco-íris".

Este movimento destas placas foi provocado há cerca de 50 milhões de anos pela colisão entre a placa indiana com a placa eurasiática.

Após, esta elevação, muitas propriedades físicas entraram em contacto com estas rochas, erodindo e esculpindo paisagens, conferindo lhe o aspecto que se encontra na figura em baixo.

Imagem retirada do site Patrimonio de la Humanidad (AQUI)

E assim acabamos mais um post, o espectáculo fica ainda mais bonito e reluzente depois de um dia de chuva.

E vocês já conheciam?

O que acharam?

Beijinhos,

Andreia Soares

** Deixa a tua opinião e o teu blogue ou canal de youtube, para que eu possa passar por lá! **

bottom of page