top of page

Cuidados a ter no Verão - Bronzeador vs Protector Solar

  • Andreia Soares
  • 11 de jul. de 2016
  • 4 min de leitura

Olá a todos! Chegou o Verão e com ele combina a praia, a piscina, o mar. Contudo, com o instituto de obtermos uma pele bastante bronzeada, muitas pessoas cometem enormes erros. Principalmente quando se trata do uso de protector solar e no bronzeador. Neste post irei dizer quais são as diferenças entre um bronzeador e um protector solar, em que situação se deve utilizar cada um deles, e quais os riscos na má utilização destes produtos.

O que faz o protector solar?


O mito que hoje em dia está muito em vigor é que o protector solar tarda o bronzeamento. O que é errado! Este serve, para nos proteger dos raios ultravioleta (UV), e não evita ficarmos bronzeados, que é a consequência do aumento da melanina no nosso corpo. Evita, efectivamente, a não ficarmos vermelho-camarão como os ingleses no Algarve HAHAHAH.


Tipos de protecção:


-10: para pessoas que costumam se bronzear e às vezes ficam vermelhas

-20: para pessoas que costumam se bronzear e quase sempre ficam vermelhas

-50: para pessoas que quase nunca se expõem ao sol e sempre ficam vermelhas

CURIOSIDADE: Alguma vez pensaram porquê que existem diferentes fatores de proteção nos protetores solares? A razão é muito simples. Imaginem que conseguíamos aguentar ao sol 10 minutos sem ficar com a pele vermelha. Ao utilizarmos um protetor solar de fator 50, por exemplo, nós vamos extender o nosso tempo de proteção (sem ficar com a pele vermelha) desde os 10 minutos até 500 minutos, ou seja aumentamos o tempo de segurança num fator de 50, isto é, 10 minutos X 50 = 500 minutos. O mesmo acontece para os diferentes fatores. No entanto, é importante lembrar que o tempo em que uma pessoa pode estar ao sol sem ficar com a pele vermelha varia, daí terem a necessidade de adaptarem o protetor solar à sua pele.


O protector que neste momento uso é o da GARNIER. Ele tem uma protecção média, contundo, se fores daquelas pessoas que ficam queimadas, aconselho a utilizares um protector com uma protecção maior. A sua, fórmula é hidratante e muito resistente à água e contêm karité nutritivo para um resultado acetinado.


Pele seca/mista: utilize produtos em creme ou loção.


Pele oleosa: utilize produtos em gel ou oil-free, de modo a combater o aparecimento de espinhas e o excesso de brilho, que lhe é característico.



O que faz o bronzeador?

Os bronzeadores estimulam a penetração da radiação solar na nossa pele de modo a apressar o seu bronzeamento. Isto é um pouco incoerente uma vez que os raios solares (UVA E UVB) provocam cancro, se a nossa exposição a estes for extremamente elevada. O mesmo acontece para os bronzeadores que contêm um factor de protecção solar, pois este actua sempre da mesma forma, apesar de proteger um pouco mais.

Assim, se querem colocar o bronzeador, antes de o colocar ponham protector solar e depois o bronzeador, assim ficaram mais protegidos.


O que eu utilizo de momento é da GARNIER. Este óleo bronzeador é indicado para peles morenas e já bronzeadas, ou seja, não apliquem logo no primeiro dia de praia. É uma fórmula tradicionalmente apreciada pelos "fãs" do sol, sendo esta, nutritiva e muito agradável de aplicar. Confere à sua pele um brilho e uma suavidade inigualável, tendo um aroma a coco.

No entanto, deve se usar o protector mencionado anteriormente, ou outro mais adequado à protecção da vossa pele, para assegurar uma verdadeira protecção contra os raios UVA/UVB.



As queimaduras solares prejudicam o bronzeado?

Sim! As queimaduras solares prejudicam o bronzeado. Tudo o que está ou que possa prejudicar o corpo, o nosso organismo tem mecanismos de o refutar. Sendo assim, a pele queimada pelo sol, bronzeada ou não, vai acabar por sair e dar origem a uma nova. Portanto, aconcelho-vos a não cair na tentação de ficarem demasiado tempo ao sol ao pensarem que isso se traduzirá numa pele bronzeada em menos tempo, principalmente se estiverem desprotegidas.



Deve se colocar bronzeador na cara?


Não! Na cara só se deve usar o protector solar, pelo facto que já mencionei anteriormente.

Para quem não dispensa da base, pode sempre utilizar um protetor solar facial com cor, os que eu conheço e já experimentei foi o da Bioderma e o da Avène. Contudo, já falei deles por isso vou deixar AQUI o link.

Como já devem ter reparado, eu estou a publicar um post que não é ao sábado, como é habitual. Hoje o meu blog faz um mês, então decidi marcar o primeiro mês com um post extraordinário. É lógico que não vou marcar todos, mas o primeiro acho que é especial. Neste pequeno percurso conseguimos 29 subscritores e 900 visualizações, o que é fantástico. Para além destes feitos, ainda fiz das duas colaborações com duas bloggers muito especiais, uma entrevista sobre o meu percurso académico no ensino secundário e ainda estabeleci a minha primeira parceria com o Blogging. Tudo isto em UM MÊS!! Obrigada a todos que contribuíram para que esta comunidade tenha vindo a aumentar. OBRIGADA!


Assim termino o meu post. Espero muito que tenham gostado. E vocês qual usam? E como usavam?

Espero que vos tenha sido util. E já agora PORTUGAL OLÉ.

Beijinhos,

Andreia Soares


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White Snapchat Icon

Andreia Soares // BLOG

bottom of page